During a family vacation to the Smoky Mountains our son had a challenging moment.. but he sought and found comfort in the arms of his mom.

__________________________________Inteligência emocional

 

A emoção existe! A emoção existe? Será?

 

Ainda que a ternura ou o confronto externo se materializem ou não, as emoções se apresentam a todo momento em nossas vidas.

 

E seja qual for a forma que se apresente pela ternura de um abraço acolhedor, pelo beijo apaixonado dos amantes ou, ainda, pelo punho de opositores se colidindo e rompendo a pele de um semelhante , são nossas emoções que nos predispõem a agir. Assim, elas, as emoções, se tornam tão perceptíveis e, às vezes, quase tangíveis. Será que será?

 

Assim, precisamos ter consciência de como estamos “cuidando” de nossa integridade interna e externa e como estamos agindo em relação aos nossos valores centrais, ou seja, como estamos agindo em relação àquilo que realmente importa para nós e para todas as pessoas que compõem nossos círculos mais próximos.

 

Sim, são as emoções que determinam “nosso centro gravitacional” quando estamos atuando em nossos círculos. Nossa densidade emocional pode nos levar ao conforto ou ao desconforto com a vida. São apenas emoções se apresentando e habitando em nós, a cada passo, a cada pulsar de nosso coração.

 

E nós, como estamos lidando com isso? Será que estamos lidando conscientemente ou apenas permitindo que nosso sistema automático reaja a tudo isso como algo que podemos “consertar” quimicamente?

Será que somos 100% responsáveis por tudo que nos acontece? Provavelmente não, porém podemos ser 100% responsáveis por todas as respostas que damos a tudo que nos acontece.

 

Os círculos de nossas vidas seguirão girando, em movimento. Nossa vida é um movimento constante e, podemos perguntar, será que cessa quando paramos de respirar?

 

E nosso legado, intencional ou não intencional, ficou ou partiu conosco?

Todo nosso movimento é circular e a emoção é um dínamo que impulsiona nossos movimentos intencionalmente ou não. Ou cuidamos de nossas emoções ou nossos movimentos serão apenas consequências involuntárias de nossas emoções inconscientes.

 

Nosso círculo emocional impacta em nossos resultados

As nossas ações têm seus gatilhos, ou seja, aquilo que nos move, que nos impulsiona a agir. 

 

Essa predisposição para a ação vem de nossas emoções ante tudo o que ocorre nos círculos de nossas vidas. Então, identificar, reconhecer, nomear essas emoções, passa a ser um caminho suave e gentil para constituirmos uma melhor qualidade de vida, uma nova construção em nossas relações com todos os nossos círculos.

 

Compreender que nossas interpretações, nossas significações estão diretamente ligadas às nossas experiências emocionais, compõe um amplo e claro caminho para a constituição de nossa saúde física, mental e emocional.

 

Nosso caminho segue adiante e a cada um de nós está permitido trilhar toda sua extensão de forma sublime e plena.

 

O círculo emocional sempre irá abrir uma passagem serena e nítida para conquistarmos esse caminhar. 

Steve reason speaking his soul